É tempo de plantio e de colher bons frutos
A Coopatos reuniu dicas importantes para os produtores que visam obter os melhores resultados do plantio na safra 2020/2021, confira
Para obtenção de um bom plantio com resultados de excelência, não basta somente escolher sementes de qualidade. O sucesso vem do conjunto de ações e fatores que devem ser trabalhados à risca para que o produtor possa esperar uma colheita farta. Preparo do solo, umidade, auxílio de quem entende do assunto, e outros, são alguns pontos que o técnico agrícola da Coopatos, Luiz Eduardo Silva, detalhará a seguir.
Luiz explica que antes de tudo, é necessário um bom preparo do solo que receberá as sementes: “Com cerca de 90 dias para o início do plantio, é de suma importância coletar uma amostra de solo e enviar ao laboratório para análise da situação química, verificando níveis de acidez e nutrientes, e ainda, observar a compactação desse solo, se está bem aerado para um bom desenvolvimento das plantas.”
Se a análise resultar positivamente para bons níveis de nutrientes, o produtor poderá prosseguir com seu plantio. Mas caso contrário, será necessário adequar o solo com o uso de calcário, gesso e fertilizantes. Segundo Luiz, se o solo estiver compactado, é necessário ainda passar uma grade pesada para descompactá-lo, e deixá-lo mais aerado, com presença de oxigênio.
Após todo o processo realizado, é hora de plantar. O técnico destaca a importância de estar seguro nesse momento, pois alguns produtores se arriscam em plantar com umidade zero ou bem próximo de zero, no caso, antes das chuvas. Com isso, o risco de perca das sementes é grande: “É necessário ter essa umidade relativa do solo para que a semente absorva a água, germine, e assim, se desenvolva. Sem as chuvas, ela pode até aguentar de 2 a 3 dias no solo, mas estarão expostas aos patógenos como fungos e bactérias que podem contaminar a semente e assim correr o risco da perda.” Vale lembrar, que é importante o solo ter absorvido no mínimo 100mm de chuva nos dias que antecedem ao plantio para uma boa germinação.
— Além de todo o processo a ser feito no solo, é necessário total atenção na hora de adquirir as sementes, atentando-se sempre pelas que são certificadas, e ainda aos fertilizantes de boa qualidade. A busca pelo técnico ideal no apoio a lida do plantio, pode resultar também em uma parceria de sucesso nas propriedades rurais, serviço este que a Coopatos oferece gratuitamente aos seus cooperados — destaca Luiz.
Para mais informações sobre plantio, análise de solo, acompanhamento dos técnicos na região a ser trabalhada, indicação de produtos de qualidade e mais, basta entrar em contato com o técnico agrícola que atende sua região através dos telefones disponibilizados abaixo, ou ainda, entrar em contato com os consultores de vendas da loja agropecuária Coopatos mais próxima.