APRIMORA+ LEVA AO CAMPO TECNOLOGIA DE PONTA NA APLICAÇÃO DE DEFENSIVOS
O programa facilita o acesso dos cooperados à pulverização de defensivos via drone, tecnologia que vem ganhando mercado pelos benefícios que agrega à produção agrícola.
Buscando trazer cada vez mais eficiência para os empreendimentos rurais dos seus cooperados, a Coopatos está sempre atenta às inovações que surgem no universo do agro. É por isso que recentemente lançou o programa Aprimora+, que vai permitir aos produtores associados o acesso a uma tecnologia relativamente recente, que vem ganhando cada vez mais espaço nas lavouras brasileiras: o uso de drones na aplicação de defensivos agrícolas.
A Experimental Agrícola, empresa especializada em aplicação de defensivos via drones, com sede em Lavras (MG), foi a parceira escolhida pela Coopatos para disponibilizar essa tecnologia, considerada de última geração.
“O Aprimora+ tem como objetivo levar para o campo a melhor solução disponível para aplicação de defensivos nas lavouras. Neste momento, uma das melhores técnicas disponíveis é a pulverização por meio de drones”, afirma Adriano Camargos, gerente comercial das Agropecuárias Coopatos. “Nossa ideia é usar todo o know-how técnico da Coopatos e nossa capacidade de atrair parceiros, de modo a entregar aos nossos cooperados soluções que vão permitir que eles desenvolvam suas lavouras da melhor forma possível”, completa o gerente.
Pioneirismo
Com o Aprimora+, a Coopatos se torna a primeira cooperativa da região a fornecer aos seus cooperados um programa para aplicação de defensivos agrícolas via drones. O seu lançamento foi feito durante a Semana Coopatos 2021 e contou com uma condição super especial: o produtor que adquiriu sementes, fertilizantes e defensivos, ganhou a sua aplicação com drones a custo zero.
Com o fim da Semana Coopatos, os produtores que se interessarem em participar do Aprimora+ devem adquirir seus defensivos em uma das Lojas Agropecuárias. A lavoura será acompanhada pela equipe de Assistência Técnica Agrícola da Coopatos, que vai monitorar o momento ideal de aplicação dos defensivos. Parte do custo de aplicação será subsidiado pela cooperativa e, para facilitar ainda mais, poderá ser parcelado juntamente com o produto. Dessa forma, a Coopatos busca gerar ainda mais vantagens aos seus cooperados, agregando valor a um produto, pela associação com um serviço, cujo pagamento será facilitado, gerando resultados melhores nas lavouras.
“Muitos dos produtores desenvolvem a atividade agrícola unicamente para garantir a alimentação do rebanho. Com o Aprimora+, a Coopatos quer facilitar e profissionalizar ao máximo essa atividade, para que o produtor possa focar naquilo que lhe interessa, que é a produção de leite”, destaca Adriano.
Vantagens
O uso de drones na pulverização de agentes químicos e biológicos traz inúmeros benefícios e é compatível com qualquer tamanho de lavoura, sendo acessível para o pequeno, médio e grande produtor.
Uma de suas principais vantagens é a maior eficiência na aplicação, sem o amassamento (pisoteio) da lavoura, com destaque para a facilidade de aplicação mesmo em áreas de difícil acesso. Estima-se perdas de até 10% da lavoura em razão da movimentação do trator na área plantada durante a aplicação de defensivos.
O representante comercial da Experimental Agrícola, Naubert Santana, aponta que a agilidade da aplicação é outra vantagem dessa solução: “Se o produtor está com uma grande infestação na sua lavoura, pode nos ligar de manhã, que à tarde estamos fazendo a aplicação na sua propriedade”. Esse aspecto é muito importante para que não se perca o momento exato de aplicação dos agentes químicos ou dos tratos culturais.
No entanto, nem sempre é possível, quando o produtor depende de terceiros ou de maquinários pesados que possuem restrições de deslocamento. “Para muitos cooperados que não têm na sua propriedade o maquinário próprio para realizar esse manejo, o Aprimora+ é uma excelente alternativa, que irá atendê-lo de acordo com a sua necessidade, no tempo certo da lavoura”, ressalta Adriano.
Além disso, o gerente reforça que o uso de drone possibilita a aplicação de fungicidas com a lavoura já alta: “Existem vários estudos que mostram que a aplicação de fungicidas, ao final do ciclo do milho, contribui para o aumento de produtividade da lavoura e melhoria da qualidade da matéria seca”.
Outro benefício é a aplicação localizada para combater uma praga específica: “A aplicação de defensivos por drone nos permite, por exemplo, combater determinada praga que está infestando um talhão específico da lavoura, sem a necessidade de que a aplicação seja feita em toda a plantação”, explica Naubert.
A colocação do produto no local exato, no momento exato e na dose exata atende aos conceitos de agricultura de precisão e manejo otimizado das lavouras. Dessa forma, há economia de produtos fitossanitários e otimização da operação em campo, o que gera maior sustentabilidade em toda a cadeia produtiva.
Um outro benefício é a segurança na sua aplicação, já que há a substituição dos trabalhadores pelo drone, o que elimina o risco de exposição de pessoas aos produtos utilizados. A área é mapeada por GPS e a vazão do produto é controlada, o que traz mais precisão e eficiência à aplicação. O equipamento é controlado de forma remota pelos pilotos, que no caso da empresa parceira, são todos Engenheiros Agrônomos, o que confere maior agilidade e qualidade às aplicações.