Topo

Mercado de grãos

Os preços dos grãos, especialmente a soja e o milho, são fatores decisivos para a rentabilidade do produtor de leite. A variação desses preços pode afetar diretamente o custo de produção, o que, por sua vez, pode impactar o preço final dos produtos lácteos. Por isso, é fundamental que o produtor de leite esteja atento às oscilações deste mercado, bem como utilizar dessas informações para um bom planejamento produtivo.

Durante a semana anterior, o valor do milho continuou a cair no mercado físico devido ao andamento da colheita e à contínua redução do interesse de compra, uma vez que os compradores estão aguardando melhores oportunidades que podem surgir nas próximas semanas, com o aumento da oferta.

Ponto de atenção: possibilidade do fim do acordo do Mar Negro pela Rússia pode acarretar altas nos preços do milho.


Entretanto, a última semana encerrou em um cenário diferente no mercado futuro do milho, após declarações russas da possibilidade da saída do país do acordo do Mar Negro, sendo que atualmente esse acordo representa a única via segura das exportações de grãos ucranianas, e a saída desse acordo pode representar uma menor oferta de grãos no mundo, sendo um ponto de extrema atenção que afetará os preços futuros do milho.

Para a soja, da mesma forma que nas semanas anteriores, a colheita se aproximando do fim está causando a diminuição da participação dos compradores nas negociações, resultando em uma queda nos preços da soja no mercado físico.

As tendências para os próximos meses ainda são incertas. É importante que o produtor de leite esteja sempre atualizado sobre essas tendências para poder tomar decisões.

Para o produtor de leite esse segue sendo um momento de aumento da Receita Menos o Custo da Alimentação (RMCA). As oscilações de preços podem afetar diretamente a rentabilidade da produção e, portanto, é fundamental que o produtor esteja sempre atualizado sobre as tendências e saiba como aplicar essas informações.

 Fonte: MilkPoint

Veja Mais

Leite: Preço do UHT registra alta

Os valores do leite UHT registraram alta nos últimos dias, após oito semanas consecutivas de baixas. De acordo com dados do Cepea, de 22 a 2...

Queijo Parmesão Coopatos: 2º melhor do Brasil

A qualidade dos produtos da Coopatos é reconhecida nacionalmente. Gente que vem de longe a Patos de Minas não vai embora sem levar o doce de...

Cepea focará no preço líquido do leite

Buscando aperfeiçoar a metodologia, a pesquisa do leite ao produtor do Cepea passará a focar, a partir de 2020, o preço líquido negociado. A...