Topo

A Coopatos

Considerada uma das principais cooperativas de laticínios do país, a COOPATOS se localiza na maior bacia leiteira da região Sudeste do Brasil, com sede no município de Patos de Minas. Estamos presentes em mais de 150 cidades de Minas Gerais e no Distrito Federal, somando cerca de 5 mil clientes.
Somos fruto da semente da cooperação, plantada nesta terra há mais de 60 anos por produtores que acreditaram no sonho de que, juntos, poderíamos trilhar um caminho próspero. Com o apoio e a força dessa gente simples e trabalhadora, evoluímos, e hoje somos mais de 3 mil colaboradores e cooperados que formam a família COOPATOS.

Prêmios

Prêmio OCB Cooperativa do Ano

1º Lugar - na Categoria Fidelização

Em 2014, fomos reconhecidos pelo Sistema OCB como Cooperativa do Ano na categoria FIdelização.

Concurso Nacional de Produtos Lácteos

1º Lugar - na Categoria Manteiga de Primeira Qualidade

Em 2016, a Manteiga Coopatos recebeu o reconhecimento de melhor manteiga do Brasil no 42º Concurso Nacional de Produtos Lácteos da Epamig/ ILCT.

Concurso Nacional de Produtos Lácteos

2º Lugar - na – Categoria Requeijão Cremoso

Nosso requeijão cremoso teve sua qualidade e sabor reconhecidos pelo Concurso Nacional de Produtos Lácteos, alcançando o segundo lugar da premiação.

Prêmio SomosCoop

O Prêmio SomosCoop é realizado pelo Sistema OCB e reconhece as melhores práticas realizadas por cooperativas, que geram benefícios para os cooperados e para as comunidades onde estão presentes.

Prêmio SomosCoop

1º Lugar - na Categoria Intercooperação

O Consórcio Cooperativo é uma central de compras coletivas que engloba seis cooperativas com atuação na região.

Prêmio SomosCoop 2018

3º Lugar - na Categoria Desenvolvimento Sustentável.

A iniciativa Revitalização do Córrego do Limoeiro - Estação Ecológica COOPATOS e Projeto Recriar tem como objetivo promover a revitalização da microbacia do Córrego do Limoeiro, por meio do plantio de mudas nativas e do reuso do efluente tratado.

SomosCoop

Na COOPATOS, acreditamos que é possível transformar o mundo em um lugar mais feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos. É por essa razão que fazemos parte do SomosCoop.

O SomosCoop é um movimento que levanta a bandeira do cooperativismo no Brasil que, ao conectar cooperativas, cooperados e integrantes do Sistema OCB, busca despertar a consciência das pessoas para a importância do cooperativismo e gerar orgulho naqueles que abraçam a causa.

Diretoria

José Francelino Diretor Presidente

Gilberto Carneiro Diretor Vice-Presidente

José Maria Marques Superintendente Adm e Financeiro

Antônio Eustáquio Conselheiro Administrativo

Frederico Carvalho Conselheiro Administrativo

José Edmundo Conselheiro Administrativo

Márcio Antônio Conselheiro Administrativo

Ozanan Lopes Conselheiro Administrativo

Geraldo Magela Conselheiro Fiscal

Jarim Marciano Conselheiro Fiscal

Laércio José Conselheiro Fiscal

Responsabilidade Ambiental

É da generosidade da mãe-natureza que provém o nosso sustento. E como filhos desta terra fértil e sublime, é nosso dever respeitá-la e preservá-la, para que o ciclo da vida se renove e a abundância se perpetue.

É por essa razão que na COOPATOS atuamos de modo a minimizar os impactos ambientais de nossas atividades e estamos sempre em busca de soluções que otimizam o uso de recursos e preservam as riquezas naturais.

Conheça as iniciativas que desenvolvemos em favor do Meio Ambiente.

Parque Industrial COOPATOS

O Parque Industrial da COOPATOS é cercado por uma ampla área verde, o que evidencia a preocupação da cooperativa com a conservação da área do entorno à sua unidade fabril.

Recursos Hídricos

Toda a água utilizada nos processos de fabricação dos derivados lácteos é proveniente de fonte subterrânea. Após a captação, a água é filtrada, analisada e tratada de acordo com padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Energia

Na produção de vapor, utilizado para tratamento térmico e pasteurização, utiliza-se como combustível lenha licenciada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e proveniente de áreas reflorestadas ou de desmate autorizado.

Resíduos Sólidos

A COOPATOS adequou o seu sistema de acondicionamento e de disposição dos resíduos sólidos. Adotamos a coleta seletiva de resíduos, de modo que plásticos uniformes e papelão são doados para a Associação Patense de Reciclagem (APARE) e a gordura seca é incinerada.

Efluentes

Na COOPATOS, contamos com uma Estação de Tratamento do Efluente Industrial (ETE). Desse modo, a água, utilizada em nossos processos de fabricação que não é reutilizada, é devolvida à natureza dentro das condições adequadas. O tratamento de efluentes conta com uma eficiência média de mais de 90%.

Emissões

Periodicamente, monitoramos a qualidade do ar, bem como realizamos medições sonoras nas áreas internas e adjacentes ao parque industrial.