Topo

O Impacto dos Químicos de Ordenha na Qualidade

Visando melhorar suas margens, atender critérios da indústria e a expectativa de consumidores, produtores vêm investindo na melhoria da qualidade do leite. O uso de bons químicos de ordenha e a assistência técnica sob medida ajudam o produtor nesse desafio. 


Em um negócio de margens apertadas, como a pecuária de leite, qualquer centavo a mais (ou a menos) pode fazer muita diferença no desempenho financeiro de uma propriedade. 

De olho na bonificação por qualidade do leite, parâmetros como CBT (Contagem Bacteriana Total) e CCS (Contagem de Células Somáticas) passaram a ser minuciosamente monitorados por produtores em busca de uma melhor remuneração pelo leite produzido. 

Bons resultados de CBT estão diretamente relacionados à limpeza do ambiente e à sanitização adequada dos equipamentos de ordenha (tanque e tubulações). Já a CCS tem relação estreita com a saúde do úbere das vacas.

Sendo assim, o uso de produtos de qualidade na rotina de ordenha é determinante para o alcance de bons resultados de CBT e CCS. Por essa razão, a Coopatos firmou parceria com a DeLaval, viabilizando aos seus cooperados o acesso aos produtos Universal -  linha de químicos de ordenha desenvolvida pela DeLaval para atender exclusivamente as cooperativas. 

Empresa do grupo Tetra Laval, a DeLaval fornece soluções integradas para a pecuária leiteira: de equipamentos e químicos de ordenha a tecnologias para conforto animal e tratamento de dejetos. 

"O propósito da parceria é melhorar a qualidade de leite dos cooperados fornecedores por meio do uso de produtos de maior qualidade na rotina de ordenha, o que, por sua vez, contribui para melhorar os resultados do produtor, que recebe mais pelo leite em razão de uma qualidade melhor", destaca Denis Henrique de Paula, representante técnico-comercial da linha Universal, responsável por acompanhar e orientar o uso adequado dos químicos para que os cooperados da Coopatos alcancem o melhor resultado possível.

"Acreditamos muito na parceria com as cooperativas. O mercado do Alto Paranaíba é muito promissor. A DeLaval continua apostando nessa região, porque vemos boas perspectivas de crescimento. Independente do número de vacas, todas as propriedades estão em busca de maior profissionalização, porque essa é a saída para que se consiga atingir melhores resultados", ressalta Marcelo Finotti, supervisor de pós-vendas da DeLaval.



Qualidade comprovada


A linha de químicos da Universal conta com detergentes para limpeza dos equipamentos de ordenha e dips para higienização dos tetos das vacas. 

Os detergentes se destacam por serem produtos mais concentrados, demandando uma menor quantidade do produto: "São produtos de grande eficiência e confiabilidade. Por serem produtos de baixa dosagem, quando comparado com outras marcas, o produtor acaba utilizando menos produto, o que leva a uma diminuição dos seus custos", explica Denis.

"Todos os nossos detergentes possuem tensoativos e outros coadjuvantes que dão a eles a característica de penetrar mesmo nas partes mais difíceis do equipamento, como curvas, emendas e conexões", complementa Marcelo. 

Já os produtos para pré e pós-dipping da linha Universal combinam duas características principais: a capacidade de matar as bactérias presentes no teto da vaca e o condicionamento da pele do teto. Para manter a pele do teto íntegra e saudável - fator muito importante para a prevenção de casos de mastite - os produtos utilizam fórmulas e matéria-prima de altíssima qualidade, com emolientes de grau cosmético, isto é, no mesmo padrão usado pela indústria de cosméticos para tratamento da pele humana.  

Além da eficácia, a segurança dos produtos é outro destaque. Isso porque 100% dos produtos são minuciosamente testados, sendo submetidos a uma série de estudos antes de sua aprovação, como reforça Marcelo: "Todos os nossos produtos são testados primeiramente nos laboratórios da DeLaval localizados nos Estados Unidos, depois são testados em estudos a campo, em universidades parceiras. Além disso, os produtos da Universal/DeLaval possuem um log de redução de bactérias duas vezes maior que o mínimo exigido". 

Com a vantagem adicional de que os produtos Universal são biodegradáveis, isto é, não agridem o meio ambiente, não apresentam risco à saúde das pessoas que os manipulam e são seguros do ponto de vista da segurança alimentar. Além disso, a DeLaval realiza a compensação de carbono das embalagens de todos os produtos que saem da fábrica. 


Assistência técnica: um diferencial

Além do uso de um químico de qualidade, existem outros fatores que impactam na eficácia da limpeza dos equipamentos de ordenha, como a temperatura, o volume de água, o tempo de circulação dos produtos, dentre outros. Tudo isso precisa ser monitorado para que se tenha o melhor resultado, daí a importância do acompanhamento por parte do técnico de campo. 

Segundo Denis, casos de CBT alta estão geralmente relacionados a dois fatores principais: 1) uso de químico de ordenha de baixa qualidade por ser mais barato e 2) pequenos erros no processo de limpeza.

"São os pequenos detalhes que fazem a diferença. Quando o produtor está apresentando resultados ruins de CBT geralmente significa que alguma etapa do processo de limpeza dos equipamentos não está sendo feita de forma adequada. Além de orientar o produtor quanto a forma correta de usar os produtos da Universal, acompanho todo o processo de limpeza, para identificar quais são os ajustes necessários", conta o técnico.

A combinação químico de qualidade e assistência técnica vem dando bons resultados: "Muitos dos cooperados que migraram para a linha de produtos Universal passaram a integrar o ranking dos dez melhores em CBT e CCS", destaca Denis.

Marcelo chama atenção para o fato de que a qualidade do leite é resultado de um conjunto de fatores. A limpeza adequada do equipamento de ordenha e a saúde dos tetos da vaca são importantes fatores nessa equação, aos quais se somam também a manutenção do equipamento de ordenha, que deve estar em dia para evitar lesões nos animais, assim como o manejo na rotina de ordenha e o controle do ambiente em que a vaca permanece. 

"Tenho certeza de que, quando o produtor fizer as contas, perceberá o custo-benefício dos produtos da linha Universal. A Universal é uma linha de produtos de primeira qualidade, de eficácia comprovada, segura e ecologicamente correta, que está no mesmo nível dos produtos da DeLaval", finaliza o supervisor. 


Veja Mais

Leite: Preço do UHT registra alta

Os valores do leite UHT registraram alta nos últimos dias, após oito semanas consecutivas de baixas. De acordo com dados do Cepea, de 22 a 2...

Queijo Parmesão Coopatos: 2º melhor do Brasil

A qualidade dos produtos da Coopatos é reconhecida nacionalmente. Gente que vem de longe a Patos de Minas não vai embora sem levar o doce de...

Cepea focará no preço líquido do leite

Buscando aperfeiçoar a metodologia, a pesquisa do leite ao produtor do Cepea passará a focar, a partir de 2020, o preço líquido negociado. A...