Topo

Efeitos do estresse calórico

O estresse térmico, uma preocupação crescente nas unidades produtivas leiteiras, tem demonstrado ter consequências profundas na eficiência nutricional das vacas, o que, por sua vez, afeta diretamente a rentabilidade das fazendas leiteiras. Diversas pesquisas ao longo dos anos têm apontado que, quando as vacas são submetidas a temperaturas elevadas, elas necessitam de uma quantidade maior de energia apenas para sua manutenção básica. Isso resulta em uma relação alimento/leite que não é tão otimizada quanto poderia ser em condições ideais.

Sob condições de estresse térmico, um fenômeno interessante ocorre: uma parcela significativa da energia que as vacas consomem não é direcionada para a produção de leite, como seria o esperado. Em vez disso, essa energia é redirecionada para mecanismos de regulação térmica, uma tentativa do organismo da vaca de manter sua temperatura corporal em níveis seguros. Esse desvio de energia é o que muitos especialistas têm chamado de "desvantagem nutricional".

Estudos meticulosos conduzidos em locais tão diversos quanto Israel e os Estados Unidos têm corroborado uma descoberta interessante: a climatização adequada das vacas durante os períodos mais quentes do ano pode aprimorar a eficiência nutricional em impressionantes 5 a 10%. Isso não é uma melhoria trivial, especialmente quando consideramos os custos associados à alimentação.

No contexto brasileiro, essa descoberta é particularmente relevante. Levando em conta os gastos diários com alimentação e os períodos prolongados de calor intenso que muitas regiões do país enfrentam, a climatização apropriada das vacas tem o potencial de potencializar o lucro anual por vaca em uma média estimada de R$ 1.600. Essa cifra destaca a importância de investir em estratégias de alívio térmico, não apenas para o bem-estar animal, mas também para a viabilidade econômica das propriedades leiteiras.

Em conclusão, enquanto o estresse térmico continua a ser uma preocupação para os produtores de leite, as soluções estão ao nosso alcance. Investir em métodos adequados de climatização não é apenas uma questão de bem-estar animal, mas também uma estratégia econômica e ecológica inteligente para as fazendas leiteiras.

Fonte: MilkPoint.

Veja Mais

Leite: Preço do UHT registra alta

Os valores do leite UHT registraram alta nos últimos dias, após oito semanas consecutivas de baixas. De acordo com dados do Cepea, de 22 a 2...

Queijo Parmesão Coopatos: 2º melhor do Brasil

A qualidade dos produtos da Coopatos é reconhecida nacionalmente. Gente que vem de longe a Patos de Minas não vai embora sem levar o doce de...

Cepea focará no preço líquido do leite

Buscando aperfeiçoar a metodologia, a pesquisa do leite ao produtor do Cepea passará a focar, a partir de 2020, o preço líquido negociado. A...