Topo

Pastejo Rotacionado

Pastejo Rotacionado

 

O que é o Sistema de Pastejo Rotacionado?

O sistema de pastejo rotacionado envolve a divisão da área em diversos piquetes, tendo em vista a espécie forrageira escolhida, os dias de descanso necessários para o pasto e o período em que os animais permanecerão em cada piquete. A ideia central é permitir que os animais se desloquem entre os piquetes, promovendo um consumo mais uniforme do pasto e permitindo um crescimento e recuperação consistentes da vegetação.

Este método traz inúmeras vantagens para a gestão da pecuária. Estas incluem um controle mais preciso sobre o pasto, otimização no manejo da vegetação, facilitação na fertilização e no cuidado com áreas em descanso, culminando em uma eficiência aprimorada do sistema.

No entanto, não é isento de desafios. Para maximizar os benefícios, é crucial se equipar com o conhecimento adequado e adotar práticas de manejo efetivas. Devido à intensidade desse sistema, investimentos em cercas e fertilização são essenciais, exigindo maior capital inicial e mão de obra.

Como em qualquer abordagem, há vantagens e desvantagens. Esperamos que esta análise possa esclarecer algumas de suas dúvidas. E lembre-se: continue aprimorando seus conhecimentos e mantenha-se atualizado sobre as últimas tendências no setor!

 

Posso implementar em qualquer área?

A viabilidade do sistema de pastejo rotacionado depende de um pasto robusto, o que exige áreas com vegetação bem gerida, capaz de sustentar adequadamente os animais. A necessidade de construção de cercas e fertilização pode tornar o sistema impraticável em regiões específicas, como o Pantanal, onde tais intervenções são desaconselhadas. Além disso, propriedades de grande extensão podem demandar estratégias menos intensivas.

 

Há necessidade de suplementação no inverno?

A resposta depende do tipo de inverno da sua região. Embora o sistema de pastejo rotacionado possa aumentar a disponibilidade de forragem, a necessidade de suplementação permanece, especialmente devido ao maior número de animais na área durante o inverno.

 

Qual é a forrageira mais apropriada?

Não há uma "forrageira mágica". A escolha ideal depende das necessidades específicas da fazenda, do clima e da viabilidade econômica.

 

A fertilização é necessária no sistema rotacionado?

Sim. Para garantir altas taxas de lotação, a fertilização adequada é tão crucial quanto uma dieta balanceada para um atleta.

 

É exclusivo para gado de elite?

De maneira alguma. Todos os animais podem se beneficiar do sistema, desde que haja espaço e planejamento adequados.

 

Fonte: Milkpoint

Veja Mais

Leite: Preço do UHT registra alta

Os valores do leite UHT registraram alta nos últimos dias, após oito semanas consecutivas de baixas. De acordo com dados do Cepea, de 22 a 2...

Queijo Parmesão Coopatos: 2º melhor do Brasil

A qualidade dos produtos da Coopatos é reconhecida nacionalmente. Gente que vem de longe a Patos de Minas não vai embora sem levar o doce de...

Cepea focará no preço líquido do leite

Buscando aperfeiçoar a metodologia, a pesquisa do leite ao produtor do Cepea passará a focar, a partir de 2020, o preço líquido negociado. A...