Topo

Comportamento do Gado Leiteiro

A Profundidade dos Dados: Realidade Versus Percepção

 

Visitas técnicas em fazendas leiteiras são essenciais para desvendar o comportamento real das vacas. Antes de qualquer sugestão de alteração de manejo ou dieta, é vital entender o quanto as vacas comem em um dia, quanto tempo descansam e o que fazem à noite. A maioria das respostas obtidas muitas vezes são superficiais e não consideram variações climáticas ao longo dos meses, o que evidencia a necessidade de uma observação mais aprofundada.

 

Consumo de Alimentos: O Primeiro Passo Para o Balanceamento Correto
 

O consumo de matéria seca é crucial para o balanceamento adequado das dietas. Vários fatores como peso vivo, estágio da lactação, raça e características dos alimentos influenciam o comportamento de consumo dos animais. Contudo, outras variáveis como a temperatura ambiente, horários de ordenha e manejos diversos também têm um papel significativo. Um aspecto crítico é garantir a consistência na mistura e quantidade de alimentos fornecidos diariamente, minimizando variações que podem afetar negativamente a dieta.

 

O Descanso: Uma Necessidade Crucial

 

O tempo de descanso, especialmente em decúbito, é vital para o bem-estar e desempenho das vacas. O objetivo é proporcionar condições para que descansem por 12 horas ao dia. A falta de descanso adequado pode impactar negativamente na produção de leite, ingestão de alimentos e saúde geral das vacas. As condições de descanso podem variar entre diferentes sistemas de criação, evidenciando a necessidade de adaptar o manejo de acordo com as características específicas de cada fazenda.

 

O Comportamento Noturno: Um Espelho do Manejo Diurno

 

Entender o que acontece com as vacas durante a noite pode auxiliar na tomada de decisões durante o dia. Questões como acesso ao alimento, condições de ventilação e monitoramento de estresse térmico são fundamentais para garantir o bem-estar animal. Ferramentas tecnológicas modernas agora permitem monitorar o comportamento das vacas em tempo real ao longo das 24 horas, fornecendo insights valiosos que podem ajudar a otimizar o manejo e, consequentemente, melhorar a eficiência da fazenda.

 

Em Direção a uma Melhoria Contínua

 

O conhecimento acumulado através da observação e da experiência prática é vital para corrigir processos, tornando as fazendas mais eficientes. Ao compreender e atender às necessidades das vacas, é possível promover um ambiente mais saudável, aumentar a produção de leite e, por fim, alcançar um faturamento maior.

Veja Mais

Leite: Preço do UHT registra alta

Os valores do leite UHT registraram alta nos últimos dias, após oito semanas consecutivas de baixas. De acordo com dados do Cepea, de 22 a 2...

Queijo Parmesão Coopatos: 2º melhor do Brasil

A qualidade dos produtos da Coopatos é reconhecida nacionalmente. Gente que vem de longe a Patos de Minas não vai embora sem levar o doce de...

Cepea focará no preço líquido do leite

Buscando aperfeiçoar a metodologia, a pesquisa do leite ao produtor do Cepea passará a focar, a partir de 2020, o preço líquido negociado. A...