Topo

Mastite Bovina

A mastite bovina, uma inflamação da glândula mamária, é uma das doenças mais impactantes na bovinocultura leiteira, afetando significativamente a produção e a qualidade do leite. Este artigo, publicado na revista Colloquium Agrariae, oferece uma revisão abrangente sobre esta condição, abordando suas causas, manifestações clínicas, tratamento e prevenção, e suas implicações para a indústria leiteira.

Causas e Etiologia da Mastite Bovina

A mastite é frequentemente causada por agentes infecciosos, incluindo uma variedade de bactérias, vírus, fungos e micoplasmas. A infecção pode ocorrer de várias formas, afetando a produção leiteira e, em casos graves, resultando na perda de um ou mais tetos. O controle eficaz da mastite é essencial para garantir a produção de leite de alta qualidade.

Formas Clínicas da Mastite

A mastite bovina pode se manifestar de três formas principais:

  1. Clínica: Caracterizada por mudanças visíveis no úbere e sinais evidentes de inflamação, acompanhados de alterações na composição do leite.
  2. Subclínica: Mais difícil de detectar, pois não apresenta sinais clínicos evidentes, podendo haver apenas uma diminuição na produção de leite.
  3. Crônica: Resulta em fibrose e pode levar à formação de fístulas na glândula mamária afetada.

Tratamento e Prevenção

O tratamento da mastite envolve o uso de antibióticos, e a vacinação contra certas cepas de bactérias, como Escherichia coli, pode melhorar a taxa de cura. A prevenção eficaz da mastite é fundamental para manter a saúde do rebanho e a qualidade do leite, impactando positivamente os produtores, a indústria de laticínios e os consumidores.

Impacto na Indústria Leiteira

A mastite não apenas afeta a saúde dos animais, mas também tem implicações econômicas significativas para os produtores de leite. A redução na produção de leite e a necessidade de tratamento aumentam os custos operacionais, enquanto a qualidade comprometida do leite pode afetar o valor de mercado do produto. Além disso, a mastite pode levar a problemas de bem-estar animal, o que é uma preocupação crescente entre os consumidores e reguladores.

Conclusão

A mastite bovina é um desafio significativo na produção de leite, com implicações profundas para a saúde animal, a qualidade do leite e a economia do setor. Este artigo fornece uma visão abrangente da doença, suas causas, formas clínicas, tratamento e prevenção, oferecendo insights valiosos para produtores, veterinários e pesquisadores. Estratégias eficazes de manejo e prevenção são cruciais para mitigar os impactos da mastite, garantindo a sustentabilidade e a lucratividade da bovinocultura leiteira.

Fonte: Wallacy Barbacena Rosa dos Santos, Nariane Coelho de Oliveira, Milena de Lima Vieira, Jeferson Correa Ribeiro, et al. "Mastite Bovina: Uma Revisão." Colloquium Agrariae, vol. 13, n. especial, 2017. Disponível em: ResearchGate.

Veja Mais

Leite: Preço do UHT registra alta

Os valores do leite UHT registraram alta nos últimos dias, após oito semanas consecutivas de baixas. De acordo com dados do Cepea, de 22 a 2...

Queijo Parmesão Coopatos: 2º melhor do Brasil

A qualidade dos produtos da Coopatos é reconhecida nacionalmente. Gente que vem de longe a Patos de Minas não vai embora sem levar o doce de...

Cepea focará no preço líquido do leite

Buscando aperfeiçoar a metodologia, a pesquisa do leite ao produtor do Cepea passará a focar, a partir de 2020, o preço líquido negociado. A...