Topo

De olho na qualidade de sua ração

Saiba mais sobre os processos de qualidade envolvidos na matéria prima e produção das Rações Coopatos

Em tempos de altas de insumos, com empresas priorizando matérias primas baratas em vez da qualidade, um dos grandes desafios para o produtor é ter garantia quanto a procedência da ração fornecida a seu rebanho. São várias as consequências negativas de uma ração sem garantia, conforme cita o coordenador comercial da Prodap, Filipe Aguiar: “se produtor usar uma ração sem a origem assegurada, ele poderá ser duramente impactado no curto e longo prazo. Os prejuízos podem passar desapercebidos a primeiro momento, mas estarão presentes no futuro”.

Dentro os principais impactos, Filipe destaca as perdas produtivas (tanto de leite quando de carne), quedas no desempenho da cria e da recria da fazenda, problemas reprodutivos e diversos problemas metabólicos. E a consequência de todos esses problemas, sem dúvida, é as perdas econômicas que na maioria das vezes são irreparáveis.

Nosso responsável técnico, o veterinário João Mota destaca os principais cuidados quanto a avaliação sensorial do produtor na fazenda: “o produtor deve analisar principalmente sinais como o odor, a textura e a coloração da ração. Se estiver fora dos padrões de utilização no manejo, o ideal é entrar em contato com o seu fornecedor. Isso vale caso os animais também apresentem refugo da ração. O primeiro passo nessa situação é entrar em contato com o fornecedor ou responsável técnico e identificar as possíveis causas”.

Se atentando a todos esses detalhes, a Coopatos se destaca pela transparência com que trata seus fornecedores, conforme destacado por Filipe: “como fornecedor da Coopatos, destaco o rigoroso programa de controle de qualidade a que nos submetemos em relação as matérias primas, que vão desde a qualificação dos fornecedores até o armazenamento dos insumos na empresa. Todos os procedimentos são realizados por uma equipe altamente especializada e são assegurados por um robusto programa de boas práticas de fabricação”.

José Antônio, gerente da unidade de produção de rações da Coopatos, também reforça esse cuidado. “Nas rações Coopatos, temos processos produtivos e critérios de seleção bem definidos. Todo fornecedor aqui é avaliado e inspecionado antes de ser aprovado”. Além disso, há um cuidado muito grande com a chegada dos insumos na unidade da Coopatos: “Tudo começa com a chegada do produto na portaria, onde já é feita uma vistoria das condições do transporte desses produtos. Verificamos se o caminhão está limpo, se a carroceria está conservada, se tem forro, se a lona não está rasgada e se não existe resquício de outras matérias primas transportadas antes no fundo do caminhão”.

Sobre os processos de vistoria, José Antônio destaca que além da checagem rotineira das condições de higiene, tanto dos maquinários e equipamentos quanto do pessoal são realizadas periodicamente análises laboratoriais de todo lote de insumos recebidos: “Retiramos uma amostra maior e dela dividimos outras amostras menores. Uma parte dela fica armazenada como contraprova e as outras são enviadas para o laboratório. Somente após esse processo o produto é utilizado”.  

Todos esses cuidados garantem a qualidade e a confiança que elevam o nome da Nutrição Animal Coopatos como um sinônimo de credibilidade. Um produto feito com atenção e cuidado em todos os processos, contando com o apoio de profissionais capacitados e com muita vontade de entregar sempre o melhor para nossos cooperados e clientes. Produtor, pode confiar nas Rações Coopatos que garantem a segurança e a produtividade do seu rebanho. 

Veja Mais

Leite: Preço do UHT registra alta

Os valores do leite UHT registraram alta nos últimos dias, após oito semanas consecutivas de baixas. De acordo com dados do Cepea, de 22 a 2...

Queijo Parmesão Coopatos: 2º melhor do Brasil

A qualidade dos produtos da Coopatos é reconhecida nacionalmente. Gente que vem de longe a Patos de Minas não vai embora sem levar o doce de...

Cepea focará no preço líquido do leite

Buscando aperfeiçoar a metodologia, a pesquisa do leite ao produtor do Cepea passará a focar, a partir de 2020, o preço líquido negociado. A...