Topo

Coopatos recebe Prêmio SomosCoop

A cooperativa ficou em segundo lugar na categoria “Intercooperação” com o Projeto Recriar.

A Coopatos tem motivos para comemorar! No dia 24 de novembro, a cooperativa foi agraciada com o segundo lugar da categoria “Intercooperação” do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano. A premiação veio coroar o trabalho realizado pela Coopatos com o Projeto Recriar, promovido em parceria com a Copacol.

Segundo o diretor presidente da cooperativa, José Francelino, esse prêmio é um reconhecimento por todos os esforços empreendidos pela Coopatos em prol dos seus associados. “Quando esse reconhecimento sai além das fronteiras da cooperativa, é um sinal que o projeto é bem fundamentado e tem a percepção das pessoas”. Promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e pela Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop), empresas que compõem o Sistema OCB, o Prêmio SomosCoop Melhores do Ano busca dar destaque às cooperativas que tenham um trabalho efetivo que proporcionem benefícios aos seus cooperados e a toda comunidade. Em 2020, a cerimônia foi realizada em ambiente virtual.

Entendendo o Projeto Recriar

Promovido pela COOPATOS já há três anos, o Projeto Recriar “é um modelo que fornece ao um cooperado um espaço com toda condição necessária para o desenvolvimento de suas bezerras”, define José Francelino. O trabalho surgiu como uma possível solução para minimizar um dos principais gargalos enfrentados pelos produtores rurais: as mortes de animais ainda na primeira fase da vida. Em linhas gerais, José Francelino explica como funciona o projeto, que foi adaptado para a região na qual a COOPATOS atua: “A cooperativa traz para o Projeto Recriar a bezerra com três dias de nascida após a realização da colostragem na fazenda (primeiro leite que a vaca passa ao bezerro, que é fundamental para a criação de anticorpos no animal). Após 24 meses sob tutela nas dependências do projeto, a novilha é devolvida ao produtor rural já prenha em cruzamento com touros de alta qualidade genética”.

José Francelino ainda salienta que o animal sai do projeto já com capacidade produtiva alta, mais uma vantagem oferecida ao produtor de leite que decide aderir a esse trabalho. “O interessante do projeto não é trazer todas as bezerras para a sede, mas, sim, se configurar como um modelo que atua como uma extensão da propriedade de nossos cooperados, se adaptado de acordo com a capacidade de nosso projeto” complementa o diretor presidente.

Há três anos, a Coopatos iniciou o Projeto Recriar com 10 animais. Hoje, de acordo com José Francelino, “a cooperativa já atingiu a capacidade máxima dentro do projeto, com 114 animais e girando”, destaca, referindo-se à rotatividade de animais. 

Veja Mais

Leite: Preço do UHT registra alta

Os valores do leite UHT registraram alta nos últimos dias, após oito semanas consecutivas de baixas. De acordo com dados do Cepea, de 22 a 2...

Queijo Parmesão Coopatos: 2º melhor do Brasil

A qualidade dos produtos da Coopatos é reconhecida nacionalmente. Gente que vem de longe a Patos de Minas não vai embora sem levar o doce de...

Cepea focará no preço líquido do leite

Buscando aperfeiçoar a metodologia, a pesquisa do leite ao produtor do Cepea passará a focar, a partir de 2020, o preço líquido negociado. A...