Topo

Cooperativas se reúnem com Ministra

Cooperativas e autoridades se reúnem com a Ministra Tereza Cristina


O encontro teve como objetivo reivindicar ao ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento apoio junto aos produtores frente o aumento das importações de leite e derivados que vem ocorrendo no Brasil.

 

No dia 02 de fevereiro de 2021, membros diretores das cooperativas federadas a Fercoagro Leite Minas, juntamente com representantes do Sistema OCB, da Abraleite, além dos prefeitos de Patos de Minas e Paracatu, se reuniram com a Ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento com Tereza Cristina. O encontro teve como objetivo reivindicar apoio do governo para proteger os produtores de leite do país em detrimento ao movimento de importações de leite e derivados que vem ocorrendo.

 

O Deputado Domingos Sávio (PSDB-MG), que é presidente da Subcomissão da Produção de Leite, foi o intercessor do encontro e, assim como os representantes presentes, defendeu o caráter danoso que essas importações vêm provocando na cadeia produtiva do leite, principalmente para o agronegócio familiar, as cooperativas e os pequenos laticínios. “Isso é algo que não podemos conceber! O custo da atividade vem aumentando muito a cada dia, e esse movimento enfraquece mais ainda a cadeia do leite no nosso país [...]. Não está faltando leite, não há motivo para essa importação, e mostramos para a Ministra Tereza que não dá para aceitar isso mais. O produtor não vai aceitar! Nós deputados estamos juntos do produtor e também não vamos aceitar isso! Nossa ministra entende a situação e temos certeza que ela intercederá a causa, nos dando apoio como sempre fez!” destaca o Deputado.

 

José Francelino Dias (Coopatos), Vasco Praça Filho (Cemil), Valdir Rodrigues de Oliveira (Coopervap), Nidelson Falcão (Fecoagro Leite Minas), Edmilson Garcia de Magalhães (Sicoob Credipatos), endossaram o discurso do deputado mostrando o quanto esse movimento de importações vem causando danos a balança comercial da cadeia do leite, e reforçaram a importância do pequeno produtor na economia nacional. “O Brasil está importando um grande volume de leite e o propósito dessa reunião emergencial foi afirmar que essa atitude não será mais aceita pelos produtores”. Destaca Vasco Praça, que complementa: “esses volumes absurdos de importação de leite estão enfraquecendo a indústria nacional, tirando realmente o pão de cada dia do nosso produtor. Ele investiu, ele é eficiente e ele precisa ser bem remunerado”.

 

Dentre as soluções sugeridas pelos representantes foi tributar o leite importado MERCOSUL. O Deputado Domingos ressalta que, apesar do acordo econômico de isenção, existem exceções estratégicas, e o leite deve fazer parte delas: “O leite ele tem além da importância econômica, também a importância social. Ele é fundamental para milhões de brasileiros que trabalham na produção rural e para todo o brasil que depende desse alimento, então é preciso reagir. A nossa defesa é não aceitarmos mais leite importado com isenção total de imposto como é feito hoje”.  

O presidente da Abraleite, Geraldo Borges, também reforça a importância dessa iniciativa e destaca que todas as entidades e órgãos gestores trabalharão intensivamente em prol dos produtores “São milhares de produtores, pequenos laticínios e cooperativas no brasil, então nós estamos colocando em risco nossa cadeia como um todo. Lembrem que o leite é produzido em 98% dos municípios brasileiros, são 1 milhão e 200 mil propriedades envolvidas com a atividade.” afirma Geraldo. O prefeito de Patos de Minas Luís Eduardo Falcão, também presente na reunião, destaca a importância do executivo municipal se envolver nessa reivindicação: “Levando em consideração a importância da cadeia do leite para nosso município, que nos coloca em 2° lugar na produção nacional, o executivo reforça essa luta em favor do produtor, das cooperativas, enfim, da nossa economia como um todo”.

Por fim, o Diretor Presidente da Coopatos José Francelino Dias, reafirma o papel das cooperativas em defender não só seus cooperados, mas a cadeia produtiva como um todo: “O papel da cooperativa vai muito além de fornecer recursos aos cooperados, ela também se prontifica em lutar em prol melhores condições para a atividade produtiva de forma geral. Como sempre repito, uma cooperativa forte se faz com cooperados fortes, e dentro desse propósito, nós não pouparemos esforços para fortalecer a atividade e honrar a dedicação de nossos produtores!”.  

Veja Mais

Leite: Preço do UHT registra alta

Os valores do leite UHT registraram alta nos últimos dias, após oito semanas consecutivas de baixas. De acordo com dados do Cepea, de 22 a 2...

Queijo Parmesão Coopatos: 2º melhor do Brasil

A qualidade dos produtos da Coopatos é reconhecida nacionalmente. Gente que vem de longe a Patos de Minas não vai embora sem levar o doce de...

Cepea focará no preço líquido do leite

Buscando aperfeiçoar a metodologia, a pesquisa do leite ao produtor do Cepea passará a focar, a partir de 2020, o preço líquido negociado. A...