Topo

COOPATOS, 65 ANOS!

A celebração foi uma oportunidade para recordar e agradecer àqueles que escreveram a história da Coopatos em seus 65 anos de existência.

 

Sob os primeiros raios de sol de uma manhã de céu claro e azul, a Coopatos reuniu seus colaboradores para celebrar os seus 65 anos, completos no dia 20 de abril deste ano.

Para comemorar, um café da manhã caprichado, com direito a bolo de aniversário, frutas e muitos produtos Coopatos. Um gesto singelo para agradecer a todos aqueles que, com sua dedicação, compromisso e trabalho, constroem, todos os dias, a história da cooperativa.

A celebração iniciou com as bênçãos do Arcebispo Dom Cláudio, que foi seguido pelo pronunciamento do Diretor Presidente da cooperativa, José Francelino Dias. Em sua fala, ele lembrou os 76 fundadores e reconheceu a visão e o pioneirismo desses homens e mulheres que, no ano de 1957, uniram seus esforços para constituir a Cooperativa Mista Agropecuária de Patos de Minas.

O presidente reforçou que cooperativismo é sobre cuidar de gente, e destacou que o trabalho e o comprometimento de cada um é o que faz a grandeza da Coopatos. Falou da alegria e do privilégio que era ter a companhia, naquela data festiva, de ex-colaboradores da Coopatos que, por mais de 30 anos, dedicaram-se à cooperativa e relembrou histórias das peripécias de cada um deles, em um momento de grande descontração.

O Diretor Vice-Presidente, Gilberto Cunha, enalteceu os 65 anos como um importante marco na história da Coopatos. Relembrando os versos da canção de Renato Teixeira e Almir Sater, "Tocando em Frente", enfatizou que as palavras "gratidão" e "compromisso" eram as melhores para expressar essa conquista. Gratidão a todos aqueles que fizeram e fazem a história da Coopatos e compromisso com o futuro da cooperativa.

O Superintendente Administrativo-Financeiro, José Maria Marques, resgatou a história do cooperativismo, relembrando o papel dos padres como precursores deste movimento. Também relembrou a história da Coopatos, ressaltando a presença de Soraia Barros, que participou do evento representando o seu pai, o Sr. Olívio Luiz de Barros, um dos fundadores da Coopatos que, aos 98 anos, é o único ainda vivo. Na ocasião, ela leu uma carta escrita pelo pai, por meio da qual cumprimenta a todos da Coopatos pelo aniversário de 65 anos e agradece a homenagem recebida.

 

Reconhecimento e homenagens

Um dos momentos mais tocantes das comemorações foi a homenagem aos funcionários que dedicaram grande parte de suas vidas à Coopatos. Os senhores Edson de Araújo, Mauro Araújo e Osmairton Paulo Teixeira foram escolhidos por seu tempo de dedicação à cooperativa: todos com mais de 30 anos de trabalho na Coopatos. 

"Sabemos que o capital humano é o grande valor que nós temos e o diferencial da Coopatos. Nosso objetivo com a homenagem a esses colaboradores é reconhecer o importante papel que eles tiveram na construção diária da cooperativa e, também, perpetuar na memória das pessoas, sobretudo dos mais jovens, a importância de deixar o seu legado", explica o Assessor de Desenvolvimento e Gestão Empresarial da Coopatos, Célio Humberto Rodrigues.

Mauro Araújo teve um papel fundamental no desenvolvimento e consolidação da Fábrica de Rações da Coopatos. "Estou muito feliz por ter sido lembrado pela Diretoria. A Coopatos é uma família e eu fiz parte desta família por muito tempo. A cooperativa cresceu e se aperfeiçoou muito e está conseguindo enfrentar todas essas crises com muita tranquilidade graças ao trabalho de pessoas sérias e comprometidas", declarou o ex-funcionário.

Edson Araújo foi um dos primeiros colaboradores que a Coopatos teve. Com passagem por diversas áreas da cooperativa, sua atuação foi fundamental para o crescimento e desenvolvimento da Coopatos: "A Coopatos sempre trilhou o caminho certo, com uma diretoria honesta, trabalhadora e de boa convivência, assim como todos os funcionários. Trabalhei aqui por 34 anos e sempre caminhamos juntos". Para o ex-funcionário, a cooperativa é formada por um tripé: cooperados, diretoria e funcionários: "Este é o segredo do sucesso da Coopatos: bons funcionários, boa diretoria e bons cooperados. Além disso, aqui o humano é dignificado. E só cresce e prospera quem sabe respeitar e valorizar o ser humano."

Por 35 anos, Osmairton Paulo Teixeira, mais conhecido como "Requeijão", atuou no Laticínio, finalizando sua participação na Coopatos como Supervisor de Produção. "Fui pego de surpresa com essa homenagem. É muito gratificante receber esse tipo de reconhecimento. A Coopatos foi meu primeiro e único emprego. Tudo que eu tenho, conquistei graças à Coopatos. Tenho uma gratidão muito grande. Sempre gostei muito de trabalhar aqui. Eu me sentia em casa. Sempre fiz meu trabalho com muita dedicação e carinho", ressaltou o ex-colaborador.

A aposentadoria chegou em fevereiro deste ano, mas Requeijão ainda não pensa em deixar a Coopatos. "Comprei uma fazenda e me tornei fornecedor de leite. Desse modo, mantenho meu vínculo com a cooperativa. Essa será a minha forma de contribuição para a Coopatos agora", afirmou satisfeito.  

Segundo Célio Humberto, ao longo desses 65 anos, já passaram mais de 3.800 colaboradores pela Coopatos. "O aniversário é uma oportunidade para refletir sobre a caminhada e a evolução da Coopatos ao longo do tempo. É também um registro da consolidação da cooperativa como uma instituição perene, que promove o desenvolvimento regional e o bem-estar das pessoas por meio do ato cooperativo. Essa é a grande riqueza da Coopatos e o que nos comove muito nesta data", finalizou o assessor.

Veja Mais

Leite: Preço do UHT registra alta

Os valores do leite UHT registraram alta nos últimos dias, após oito semanas consecutivas de baixas. De acordo com dados do Cepea, de 22 a 2...

Queijo Parmesão Coopatos: 2º melhor do Brasil

A qualidade dos produtos da Coopatos é reconhecida nacionalmente. Gente que vem de longe a Patos de Minas não vai embora sem levar o doce de...

Cepea focará no preço líquido do leite

Buscando aperfeiçoar a metodologia, a pesquisa do leite ao produtor do Cepea passará a focar, a partir de 2020, o preço líquido negociado. A...