Eventos sociais e de capacitação técnica estarão de volta nesta edição marcada pelo esforço da Coopatos para assegurar os estoques de produtos essenciais à atividade leiteira.
De 18 a 25 de junho, acontece a Semana Coopatos 2022, um dos mais importantes e aguardados eventos comerciais da região do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro.
Apesar de vivenciarmos uma maior flexibilização das medidas sanitárias de enfrentamento à Covid-19, a feira comercial acontecerá, como nos últimos dois anos, nas sete Lojas Agropecuárias. A Coopatos decidiu pela manutenção deste formato que, além de ser muito eficiente para evitar a aglomeração de pessoas, foi muito bem avaliado pelos cooperados pela conveniência e facilidade de acesso.
Em um cenário de inflação e escassez de insumos críticos à atividade agropecuária, a Semana Coopatos é uma oportunidade a ser bem aproveitada pelos produtores, como forma de compensar um pouco as incertezas do momento e trazer um pouco de segurança e previsibilidade para o seu negócio.
Nos últimos anos, a resiliência da pecuária leiteira vem sendo fortemente testada: em 2018, pela greve dos caminhoneiros e, logo em seguida, pela pandemia de coronavírus. O conflito entre a Rússia e a Ucrânia e seu impacto nos combustíveis, fertilizantes e cereais, como milho e trigo, veio agravar uma situação já crítica, trazendo mais instabilidade e incertezas para a cadeia produtiva do leite.
"Neste contexto, é muito importante que o produtor se planeje bem e faça as suas compras, para garantir os insumos necessários para a safra de verão. Para junho, temos os insumos garantidos. Mais para frente, não temos como prever o que pode acontecer", destaca o vice-presidente da Coopatos, Gilberto Cunha.
Negociações firmadas
Uma das preocupações da Coopatos é, além de garantir os insumos, também negociar com seus parceiros os melhores preços e condições de pagamento. Segundo o gerente de suprimentos da cooperativa, William Ribeiro, dentre os produtos agrícolas, o maior desafio foi negociar a compra de fertilizantes. Neste momento, não tanto pela disponibilidade do produto, mas para saber qual o momento exato de fechar negócio, devido à alta volatilidade dos preços.
"Desde o início do ano, estamos em contato constante com o nosso principal parceiro fornecedor. Vamos oferecer aos nossos cooperados os mesmos produtos e formulações que eles estão acostumados a adquirir durante a Semana Coopatos. Aguardamos o melhor momento de efetivar a compra para proporcionar a melhor condição possível aos produtores", explica William.
Mas como a logística de entrega dos fertilizantes pode ser um gargalo, para o produtor que tem condição de fazer a estocagem na sua propriedade, a orientação é que ele se programe para retirar a sua mercadoria o quanto antes. "Já havíamos feito essa mesma recomendação nas feiras anteriores mas, neste ano, essa medida se torna ainda mais crítica", reforça o gerente.
Com relação aos medicamentos veterinários, William explica que alguns poucos produtos, que têm como base matérias-primas importadas, estão em falta no mercado. A estratégia da Coopatos será trabalhar com substitutos. "Dentro da gama de produtos que a Coopatos oferece aos seus cooperados, um percentual muito pequeno não será possível disponibilizar durante a feira. No entanto, o produtor terá acesso a produtos similares de mesma qualidade e eficácia".
O gerente de suprimentos reitera que o produtor precisa ter segurança e não pode arcar com os custos de toda a incerteza que cerca o mercado neste momento. A Semana Coopatos é uma oportunidade para garantir insumos agrícolas, produtos veterinários e de nutrição animal, com condições de pagamento facilitadas, que sempre são praticadas pela cooperativa durante a feira. "Com as taxas de juros subindo no Brasil e em todo o mundo, comprar durante a Semana Coopatos se torna ainda mais estratégico, porque além de poder pagar parcelado, o produtor tem acesso a uma taxa de juros muito mais atrativa", afirma.
A garantia da entrega dos produtos é outro aspecto que deixa o produtor livre de preocupações: "Mesmo diante dos enormes desafios enfrentados nos últimos anos, a Coopatos cumpriu com o seu papel de assegurar acesso aos insumos essenciais à atividade de seus cooperados", ressalta William.
"Por isso, insisto que o produtor aproveite a Semana Coopatos para fazer suas compras e, dessa forma, ter a segurança e a tranquilidade de que os insumos que necessita serão entregues na sua propriedade", enfatiza Gilberto.
De produtor para produtor
A Semana Coopatos 2022 marca o retorno dos eventos de atualização e capacitação técnica, que sempre estiveram presentes nas edições anteriores da feira.
Neste ano, no entanto, os eventos técnicos contarão com um formato diferente, embora com o mesmo objetivo de sempre: promover a troca de informações e levar conhecimento e tecnologia aplicáveis ao dia a dia dos produtores.
Os encontros serão realizados em parceria com o Rehagro, grupo de empresas especializado em educação para o agronegócio, e acontecerão de forma descentralizada, em quatro municípios da área de atuação da Coopatos: João Pinheiro, Lagoa Grande, Patos de Minas e Vazante.
O formato será o de um bate-papo estruturado, uma conversa de produtor para produtor, na qual um pecuarista bem-sucedido em determinada área-chave compartilha suas experiências e principais aprendizados com o público presente.
O objetivo é gerar uma discussão a partir de exemplos reais, aprofundando nos pontos críticos para uma melhor performance na pecuária leiteira e de corte e, consequentemente, uma melhor rentabilidade do produtor. A conversa é mediada por um profissional do Rehagro, que tem expertise em conduzir esse tipo de bate-papo para que ele possa gerar resultados práticos e trazer conhecimento aplicável à realidade de cada produtor participante.
Clube da Bezerra e Mérito Cooperativista
A competição mirim, que mexe com o coração das crianças e de suas famílias, também estará de volta na Semana Coopatos 2022. Chegando a sua 16ª edição, o Clube da Bezerra é uma tradição da Coopatos e uma oportunidade para despertar, desde cedo nos pequenos, o amor pelos animais e pela pecuária de leite.
Por 90 dias, as crianças se responsabilizam pelo trato e cuidados com uma bezerrinha de sua escolha. O resultado de tanta dedicação será apresentado para um corpo de jurados convidados que avalia a simpatia e o entrosamento da dupla. Os três primeiros lugares de cada categoria (a competição é dividida por faixas de idade) são então premiados.
Outra iniciativa que retorna à programação da Semana Coopatos neste ano
é a Cerimônia de Entrega do Prêmio
Mérito Cooperativista, uma homenagem em reconhecimento aos cooperados que
se destacam por sua parceria, fidelidade e comprometimento com o
desenvolvimento da Coopatos e do cooperativismo.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO: