Topo

Vem aí: 19ª Semana Coopatos!

Eventos sociais e de capacitação técnica estarão de volta nesta edição marcada pelo esforço da Coopatos para assegurar os estoques de produtos essenciais à atividade leiteira.


De 18 a 25 de junho, acontece a Semana Coopatos 2022, um dos mais importantes e aguardados eventos comerciais da região do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro.

Apesar de vivenciarmos uma maior flexibilização das medidas sanitárias de enfrentamento à Covid-19, a feira comercial acontecerá, como nos últimos dois anos, nas sete Lojas Agropecuárias. A Coopatos decidiu pela manutenção deste formato que, além de ser muito eficiente para evitar a aglomeração de pessoas, foi muito bem avaliado pelos cooperados pela conveniência e facilidade de acesso.

Em um cenário de inflação e escassez de insumos críticos à atividade agropecuária, a Semana Coopatos é uma oportunidade a ser bem aproveitada pelos produtores, como forma de compensar um pouco as incertezas do momento e trazer um pouco de segurança e previsibilidade para o seu negócio.

Nos últimos anos, a resiliência da pecuária leiteira vem sendo fortemente testada: em 2018, pela greve dos caminhoneiros e, logo em seguida, pela pandemia de coronavírus. O conflito entre a Rússia e a Ucrânia e seu impacto nos combustíveis, fertilizantes e cereais, como milho e trigo, veio agravar uma situação já crítica, trazendo mais instabilidade e incertezas para a cadeia produtiva do leite.

"Neste contexto, é muito importante que o produtor se planeje bem e faça as suas compras, para garantir os insumos necessários para a safra de verão. Para junho, temos os insumos garantidos. Mais para frente, não temos como prever o que pode acontecer", destaca o vice-presidente da Coopatos, Gilberto Cunha.


Negociações firmadas

            Uma das preocupações da Coopatos é, além de garantir os insumos, também negociar com seus parceiros os melhores preços e condições de pagamento. Segundo o gerente de suprimentos da cooperativa, William Ribeiro, dentre os produtos agrícolas, o maior desafio foi negociar a compra de fertilizantes. Neste momento, não tanto pela disponibilidade do produto, mas para saber qual o momento exato de fechar negócio, devido à alta volatilidade dos preços.

"Desde o início do ano, estamos em contato constante com o nosso principal parceiro fornecedor. Vamos oferecer aos nossos cooperados os mesmos produtos e formulações que eles estão acostumados a adquirir durante a Semana Coopatos. Aguardamos o melhor momento de efetivar a compra para proporcionar a melhor condição possível aos produtores", explica William. 

Mas como a logística de entrega dos fertilizantes pode ser um gargalo, para o produtor que tem condição de fazer a estocagem na sua propriedade, a orientação é que ele se programe para retirar a sua mercadoria o quanto antes. "Já havíamos feito essa mesma recomendação nas feiras anteriores mas, neste ano, essa medida se torna ainda mais crítica", reforça o gerente.

Com relação aos medicamentos veterinários, William explica que alguns poucos produtos, que têm como base matérias-primas importadas, estão em falta no mercado. A estratégia da Coopatos será trabalhar com substitutos. "Dentro da gama de produtos que a Coopatos oferece aos seus cooperados, um percentual muito pequeno não será possível disponibilizar durante a feira. No entanto, o produtor terá acesso a produtos similares de mesma qualidade e eficácia".

O gerente de suprimentos reitera que o produtor precisa ter segurança e não pode arcar com os custos de toda a incerteza que cerca o mercado neste momento. A Semana Coopatos é uma oportunidade para garantir insumos agrícolas, produtos veterinários e de nutrição animal, com condições de pagamento facilitadas, que sempre são praticadas pela cooperativa durante a feira. "Com as taxas de juros subindo no Brasil e em todo o mundo, comprar durante a Semana Coopatos se torna ainda mais estratégico, porque além de poder pagar parcelado, o produtor tem acesso a uma taxa de juros muito mais atrativa", afirma.

A garantia da entrega dos produtos é outro aspecto que deixa o produtor livre de preocupações: "Mesmo diante dos enormes desafios enfrentados nos últimos anos, a Coopatos cumpriu com o seu papel de assegurar acesso aos insumos essenciais à atividade de seus cooperados", ressalta William.

"Por isso, insisto que o produtor aproveite a Semana Coopatos para fazer suas compras e, dessa forma, ter a segurança e a tranquilidade de que os insumos que necessita serão entregues na sua propriedade", enfatiza Gilberto.

 

De produtor para produtor

            A Semana Coopatos 2022 marca o retorno dos eventos de atualização e capacitação técnica, que sempre estiveram presentes nas edições anteriores da feira.

Neste ano, no entanto, os eventos técnicos contarão com um formato diferente, embora com o mesmo objetivo de sempre: promover a troca de informações e levar conhecimento e tecnologia aplicáveis ao dia a dia dos produtores.

Os encontros serão realizados em parceria com o Rehagro, grupo de empresas especializado em educação para o agronegócio, e acontecerão de forma descentralizada, em quatro municípios da área de atuação da Coopatos: João Pinheiro, Lagoa Grande, Patos de Minas e Vazante.

O formato será o de um bate-papo estruturado, uma conversa de produtor para produtor, na qual um pecuarista bem-sucedido em determinada área-chave compartilha suas experiências e principais aprendizados com o público presente.

O objetivo é gerar uma discussão a partir de exemplos reais, aprofundando nos pontos críticos para uma melhor performance na pecuária leiteira e de corte e, consequentemente, uma melhor rentabilidade do produtor. A conversa é mediada por um profissional do Rehagro, que tem expertise em conduzir esse tipo de bate-papo para que ele possa gerar resultados práticos e trazer conhecimento aplicável à realidade de cada produtor participante.


 

Clube da Bezerra e Mérito Cooperativista

            A competição mirim, que mexe com o coração das crianças e de suas famílias, também estará de volta na Semana Coopatos 2022. Chegando a sua 16ª edição, o Clube da Bezerra é uma tradição da Coopatos e uma oportunidade para despertar, desde cedo nos pequenos, o amor pelos animais e pela pecuária de leite.

Por 90 dias, as crianças se responsabilizam pelo trato e cuidados com uma bezerrinha de sua escolha. O resultado de tanta dedicação será apresentado para um corpo de jurados convidados que avalia a simpatia e o entrosamento da dupla. Os três primeiros lugares de cada categoria (a competição é dividida por faixas de idade) são então premiados.

Outra iniciativa que retorna à programação da Semana Coopatos neste ano é a Cerimônia de Entrega do Prêmio Mérito Cooperativista, uma homenagem em reconhecimento aos cooperados que se destacam por sua parceria, fidelidade e comprometimento com o desenvolvimento da Coopatos e do cooperativismo.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Veja Mais

Leite: Preço do UHT registra alta

Os valores do leite UHT registraram alta nos últimos dias, após oito semanas consecutivas de baixas. De acordo com dados do Cepea, de 22 a 2...

Queijo Parmesão Coopatos: 2º melhor do Brasil

A qualidade dos produtos da Coopatos é reconhecida nacionalmente. Gente que vem de longe a Patos de Minas não vai embora sem levar o doce de...

Cepea focará no preço líquido do leite

Buscando aperfeiçoar a metodologia, a pesquisa do leite ao produtor do Cepea passará a focar, a partir de 2020, o preço líquido negociado. A...