Topo

Brigadistas da COOPATOS passam por treinamento

Nos dias 25 e 26 de maio e 06 e 07 de junho, a Coopatos realizou um treinamento com os brigadistas que atuam na sede da cooperativa, no Posto de Combustíveis e no Centro de Distribuição da Loja Agropecuária de Patos de Minas. Ao todo, 68 profissionais tiveram seus conhecimentos em primeiros socorros e combate à incêndios atualizados.

A capacitação, que tem carga horária de oito horas, envolve atividades práticas e teóricas. O Posto de Combustíveis, por ser uma área classificada como de risco, tem algumas particularidades: todos os colaboradores devem ser capacitados para atuar como brigadistas e, além de combate à incêndio e primeiros socorros, devem cursar um módulo específico sobre Benzeno, uma das substâncias que compõem a gasolina.

Embora seja obrigatória por lei a sua realização uma vez a cada dois anos, na cooperativa, essa capacitação acontece anualmente. "A Coopatos prioriza muito a saúde e a segurança dos seus colaboradores", afirma a técnica em segurança do Serviço de Saúde e Segurança de Medicina do Trabalho (SESMT), Gabriela Gomes. Segundo ela, o treino é muito importante, pois é quando os brigadistas têm a oportunidade de simular o socorro a situações que podem acontecer no dia a dia da empresa, tais como engasgos, quedas, paradas cardíacas, entre outros. Ao final do curso, os profissionais são submetidos a uma avaliação e têm a sua proficiência atestada pelos instrutores.

O mecânico industrial Leonardo Arruda atua como brigadista há mais de 10 anos na Coopatos. Para ele, os treinamentos anuais são muito importantes para manter os conhecimentos frescos na memória.

Por mais de uma ocasião, ele precisou pôr em prática os ensinamentos recebidos. Não só na empresa, mas em casa também, quando prestou socorro à própria filha, ainda bebê, que se engasgou ao ser amamentada com leite materno. "Em todas as situações, eu me senti muito confiante e preparado quando precisei prestar socorro, graças aos conhecimentos que recebemos aqui na Coopatos", afirmou Leonardo - um exemplo de que trabalhar para uma cultura de segurança e prevenção faz muita diferença na vida das pessoas. Dentro e fora do ambiente de trabalho. 

Veja Mais

Leite: Preço do UHT registra alta

Os valores do leite UHT registraram alta nos últimos dias, após oito semanas consecutivas de baixas. De acordo com dados do Cepea, de 22 a 2...

Queijo Parmesão Coopatos: 2º melhor do Brasil

A qualidade dos produtos da Coopatos é reconhecida nacionalmente. Gente que vem de longe a Patos de Minas não vai embora sem levar o doce de...

Cepea focará no preço líquido do leite

Buscando aperfeiçoar a metodologia, a pesquisa do leite ao produtor do Cepea passará a focar, a partir de 2020, o preço líquido negociado. A...