Entre os dias 18 e 25 de junho, aconteceu a 19ª edição da Semana Coopatos. Além da feira comercial, realizada nas Lojas Agropecuárias, esta edição foi marcada pelo retorno dos eventos de capacitação técnica e pela volta do Clube da Bezerra e da Premiação Mérito Cooperativista, dois tradicionais eventos sociais que compõem a programação da Semana. Por mais um ano, a Semana Coopatos cumpriu com o propósito de proporcionar as melhores oportunidades de negócios aos cooperados.
A cooperativa trabalhou com afinco para garantir os estoques de produtos essenciais e as melhores condições comerciais possíveis, o que é ainda mais imprescindível em um ano de muitas incertezas, intensa flutuação dos preços e perspectiva de falta de insumos. De 2020 para cá, à medida em que a crise foi se agudizando, a feira foi crescendo ano a ano, o que comprova a pertinência do evento.
Também desta vez, os cooperados não deixaram passar a oportunidade de fechar bons negócios, e entenderam o recado de que era hora de garantir o que necessitavam para continuar sendo possível exercer a sua atividade no segundo semestre. "Este evento existe há 19 anos não é à toa. É porque ele faz sentido. Enfrentamos uma pandemia em 2020 e 2021, e a Semana Coopatos fez todo sentido naquelas circunstâncias. Estamos no pós-pandemia, lidando com as consequências de uma guerra inesperada e a Semana Coopatos continua fazendo sentido. Isso só é possível porque ela está muito aderida ao negócio dos nossos cooperados", afirma Gilberto Cunha, Diretor Vice-Presidente da Coopatos.
Muito mais do que o montante negociado durante a feira, um indicador que a Coopatos busca melhorar a cada edição é o do número de cooperados que fecham negócio com a cooperativa. Isso porque, segundo Gilberto, comprar durante a Semana ajuda o produtor na gestão de compras e na gestão do orçamento da fazenda. "Num momento de grande imprevisibilidade como este, acertar o timing da compra e ter poder de negociação é fundamental. Ter uma parceira do tamanho da cooperativa ajuda o produtor a baixar o custo, a reduzir despesas, a ser mais eficiente da porteira para dentro.
Porque da porteira para fora o mercado é soberano e implacável. Só nos resta fazer o nosso dever de casa e tentar crescer dentro do nosso negócio". O número de cooperados que fecharam negócio durante a Semana Coopatos 2022 ficou próximo do número da edição passada. No entanto, houve uma redução no tíquete médio, isto é, na média do valor negociado com a cooperativa por cada cooperado, reflexo do cenário atual, que tem retraído os produtores, como explica o Diretor Presidente, José Francelino Dias: "Está todo mundo pisando em ovos, sem saber o que pode acontecer. Isso fez com que os produtores ficassem mais cautelosos ao fazer as suas compras.
A Coopatos sempre planeja a feira pensando no que é melhor para o cooperado. Na situação que estava o mercado, a Semana Coopatos era o melhor lugar para se fazer um bom negócio, porque aqui há confiança, há reciprocidade. Então, o que esteve à disposição dos produtores durante a Semana foi a melhor condição que a Coopatos podia oferecer", reforça o Diretor Presidente. Com o sentimento de missão cumprida, a Coopatos agradece aos cooperados, parceiros e colaboradores por mais uma edição bem-sucedida da Semana Coopatos. É graças a essa união de forças que, não importa quão desafiador seja o cenário, a Coopatos sempre buscará as melhores oportunidades de negócio para os seus cooperados. E que venha 2023!