Topo

Novas Bebidas Lácteas Coopatos

Com o lançamento das três versões de bebidas lácteas, a Coopatos amplia seu portfólio, chegando a 79 itens.


Sempre buscando inovar e proporcionar mais opções de produtos aos seus consumidores, a Coopatos acaba de lançar três bebidas lácteas pasteurizadas nos sabores cappuccino, chocolate e milho verde.

Como fonte de cálcio, proteínas e fibras alimentares, as bebidas lácteas são perfeitas para o café da manhã ou como lanche rápido e saudável ao longo do dia, pois favorecem a manutenção de uma dieta equilibrada.

A Coopatos optou por trabalhar com sabores de produtos que são típicos da sua região de atuação, como o café (de onde deriva o cappuccino) e o milho verde. Além, é claro, do chocolate, que tem um apelo mundial. As novas bebidas estão disponíveis nas gramaturas de 820 g e 150 g.

Os sabores de milho verde e cappuccino são inovações no portfólio da Coopatos, pois ainda não haviam sido usados em nenhum outro produto da marca, ressalta o engenheiro de produção da cooperativa, Marcos Andrade: "Além de representarem uma inovação no nosso mix, é uma forma de nos diferenciarmos de nossos concorrentes, que não dispõem desses sabores em produtos similares", avalia.

O engenheiro ressalta que o desenvolvimento das novas bebidas não implicou em investimentos em equipamentos por parte da cooperativa. Isso porque a sua fabricação é feita na linha de produção do leite fermentado, coalhada e iogurte zero lactose. "Além disso, a formulação dos novos produtos conta, em sua maior parte, com matérias-primas que já são comuns à Coopatos, sem a necessidade de buscar novos fornecedores de insumos. À exceção dos ingredientes referentes à saborização da versão milho verde", explica Marcos.

"Essa é uma máxima que perseguimos na Coopatos: temos buscado ampliar nosso portfólio criando sinergias com os equipamentos e linhas de produção que já temos instalados na cooperativa", reforça Gilberto Cunha, vice-presidente da Coopatos.

Essa sinergia traz muitas vantagens, na visão de Marcos: "Isso nos permite um melhor aproveitamento da linha de produção e um giro maior dos ingredientes e embalagens já existentes na área de produção. Além de reforçar a marca Coopatos perante os consumidores, as novas bebidas lácteas agregam valor, por permitirem melhor aproveitamento da mão de obra, otimização da estrutura de produção e redução de custos fixos", destaca o engenheiro.

 

Mercado em alta, sabor em 1º lugar

As bebidas lácteas vêm apresentando um crescimento nos últimos anos, em razão de uma maior procura dos consumidores por produtos mais saudáveis. "Percebemos que o consumidor está cada vez mais criterioso e em busca de opções de produtos versáteis, que se encaixam na sua rotina. A nossa proposta é ter um portfólio diversificado, com produtos de reconhecida qualidade e forte apelo de saudabilidade, sem abrir mão do sabor", aponta Guilherme Braga, coordenador de Marketing da Coopatos.

Uma recente pesquisa com consumidores de produtos lácteos em todo o mundo, conduzida por uma consultoria do Reino Unido, demonstrou que há dois atributos principais aos quais os consumidores estão atentos na hora da compra: em primeiro lugar, o sabor, destacado por 73% dos consumidores globais entrevistados. Em segundo, os consumidores querem associar benefícios à saúde aos produtos lácteos e não estão dispostos a negociar entre sabor e nutrição. Os produtos que oferecem ambos são, portanto, os mais valorizados.

"Outra tendência com a qual estamos fortemente alinhados é a de 'comida de verdade'. Nossos produtos são feitos com ingredientes selecionados e levam em suas fórmulas aquilo que é estritamente necessário para garantir a segurança alimentar. Aditivos usados para disfarçar sabores, baratear custos de produção ou retardar a data de validade, de forma alguma, a Coopatos seguirá por este caminho", reitera Gilberto.

Segundo Guilherme, as bebidas lácteas tiveram uma excelente aceitação já na fase de testes sensoriais: "É um produto com uma consistência mais encorpada e sabores acentuados, que agrada aos mais diferentes paladares. É uma bebida de amplo consumo, com boa aceitação dos públicos infantil, jovem e adulto".

Em breve, o departamento de Marketing colocará em campo uma série de ações para divulgação massiva das novas bebidas. "Vamos trabalhar a promoção das novas bebidas com influenciadores digitais e formadores de opinião e com ações consistentes de degustação em grandes eventos e supermercados parceiros".

O coordenador lembra que as novas bebidas lácteas já estão disponíveis nas lojas próprias da Coopatos e em vários estabelecimentos parceiros. "Até o momento, o retorno que tivemos das nossas equipes de promoção e vendas foi extremamente positivo. As expectativas são as melhores possíveis. Acreditamos que os produtos têm tudo para se consolidarem no mercado como um grande sucesso de vendas", finaliza Guilherme.

 

Veja Mais

Leite: Preço do UHT registra alta

Os valores do leite UHT registraram alta nos últimos dias, após oito semanas consecutivas de baixas. De acordo com dados do Cepea, de 22 a 2...

Queijo Parmesão Coopatos: 2º melhor do Brasil

A qualidade dos produtos da Coopatos é reconhecida nacionalmente. Gente que vem de longe a Patos de Minas não vai embora sem levar o doce de...

Cepea focará no preço líquido do leite

Buscando aperfeiçoar a metodologia, a pesquisa do leite ao produtor do Cepea passará a focar, a partir de 2020, o preço líquido negociado. A...