Topo

Série Benefícios: assistência técnica

ASSISTÊNCIA TÉCNICA: CONHECIMENTO A FAVOR DO DESENVOLVIMENTO DO CAMPO

 

Os serviços de assistência técnica da Coopatos, prestados por equipe própria ou por meio de parcerias, visam auxiliar os produtores a maximizar os resultados de sua propriedade.

 

Nesta edição, daremos sequência ao "Especial Coopatos - Série Benefícios", que vem apresentando as vantagens de fazer parte da cooperativa. Afinal, como vimos, o cooperativismo é o único modelo de negócio que se fortalece quanto mais forte e eficiente for a atividade de cada um dos seus membros.

É por essa razão que a Coopatos disponibiliza aos produtores associados mais de 25 benefícios em áreas-chaves da pecuária leiteira, como qualidade de leite, produção agrícola, nutrição animal, sanidade do rebanho, entre outras.

Na edição passada do Informativo Coopatos, abordamos o benefício da assistência técnica em qualidade do leite. Nesta edição, trataremos dos serviços de assistência técnica agrícola e veterinária prestados pela cooperativa de forma gratuita a todos os cooperados e a parceria com o Sebrae para viabilizar o acesso ao programa Educampo.

 

 

O valor do conhecimento

Responsável pela produção de alimentos, o setor agropecuário é um dos mais importantes para a sociedade. Dele, depende a nossa sobrevivência, por isso é fundamental assegurar a sua otimização e sustentabilidade.

O setor evolui de forma veloz impulsionado pelo conhecimento, que se tornou o principal meio para obtenção de patamares elevados de produção e produtividade.

É neste contexto que se insere a assistência técnica rural, que tem como objetivo desenvolver o produtor, aumentar a produtividade, transferir tecnologias, melhorar condições de produção, gerar mais lucratividade e disseminar boas práticas.

Um levantamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) demonstrou que a assistência técnica impacta o valor bruto da produção (VBP) de todos os segmentos da agropecuária. Para se ter uma ideia, na agricultura familiar, o VBP dos empreendimentos rurais assistidos é quatro vezes maior do que os não-assistidos, segundo o Mapa. 

 

Conhecimento a serviço do produtor

Além da assistência técnica em qualidade do leite, na Coopatos, os cooperados podem contar com os benefícios da assistência técnica agrícola e veterinária.

A assistência técnica agrícola presta uma série de serviços aos produtores. Entre eles, estão a coleta de amostras para análise de solo, apoio na reforma de pastagens, suporte ao produtor nas tomadas de decisão ao longo do desenvolvimento da lavoura, recomendações técnicas de insumos e produtos, entre outros.

Os serviços da assistência técnica veterinária estão relacionados à sanidade do rebanho e à manutenção de bons índices de reprodução. Nesse sentido, a assistência em veterinária apoia o produtor na identificação de animais doentes, no diagnóstico de enfermidades, fornecendo orientações sobre tratamento e prevenção; orienta a implementação do calendário sanitário e auxilia nos partos, quando há alguma dificuldade.

 

 

Programa Educampo Leite

 Além dos serviços de assistência técnica agrícola e veterinária, prestados por meio da equipe de campo própria da Coopatos, a cooperativa disponibiliza também a assistência técnica do programa Educampo, em parceria com o Sebrae.

O Educampo tem como premissa tornar a fazenda de leite um negócio mais rentável e sustentável. Para isso, coloca em prática uma gestão mais profissional das propriedades, com base em indicadores técnicos e econômico-financeiros.

O serviço é prestado por consultores que são treinados nas ferramentas do programa. Na Coopatos, os médicos veterinários Melissa Lobato e Nicolas Borges prestam assistência técnica aos cooperados que fazem parte do Educampo.

Quem participa, diz valer muito a pena, como é o caso do Sr. Walter José Pereira. Confira um pouco da história deste cooperado.

 


OS BENEFÍCIOS DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA NA VISÃO DO COOPERADO

Há dois anos, quando o cooperado Walter José Pereira deixou de trabalhar com o pai para tocar a sua própria fazenda, no Assentamento Feliz União, em Lagoa Grande, levou para o novo empreendimento um ensinamento importante: o valor da assistência técnica.

"A fazenda do meu pai conta com a consultoria do Educampo há pelo menos 10 anos. Quando eu vim para esta propriedade, fiquei cerca de três meses sem nenhuma assistência. Rapidamente percebi que não funcionaria, sem assistência técnica o negócio não iria pra frente”, conta Walter.

Segundo o produtor, a consultoria do Educampo o auxilia em diversas áreas que são muito importantes na propriedade leiteira, como nutrição animal, reprodução, manejo do rebanho, pastagens e gestão financeira.

            "Penso assim: tudo o que não é controlado está à deriva. Em uma propriedade de leite, você tem que tomar decisões rápidas e assertivas. Para tomar decisões precisa ter informações. É preciso ter controle. Hoje, tenho tudo da minha fazenda na ponta da caneta", afirma o cooperado.

            Para ele, uma das principais vantagens do Educampo é o suporte à gestão financeira. O programa permite uma previsão da produção de leite a partir dos dados da propriedade, o que confere maior previsibilidade ao negócio. Auxilia também na tomada de decisões importantes, como o volume total de silagem a ser contratado, descarte ou tratamento de animais, além de apoiar o melhoramento genético do rebanho.

“A margem do negócio leite é muito pequena. Todo mês, calculamos os gastos da minha propriedade. Tudo tem um parâmetro. Sei quanto posso gastar com silagem, com medicamentos, por exemplo. Tudo é bem controlado. Se em um mês, tive um gasto maior que o esperado, atuamos para que no mês seguinte esse gasto retorne ao padrão”, conta.

O cooperado entende que para dar certo, a fazenda de leite deve ser gerida como uma empresa. Por essa razão, ele avalia que o investimento na assistência técnica vale muito a pena: “O lucro que você tem com uma boa gestão na parte técnica e financeira compensa o investimento na consultoria do Educampo e a Coopatos ainda subsidia uma parte", explica Walter.

            Além da assistência do Educampo, Walter também se beneficia dos serviços de assistência técnica agrícola prestados pela equipe da Coopatos, especialmente, quando é necessário fazer a reforma das pastagens: “Fazemos a coleta das amostras para análise do solo e avaliamos o que pode ser feito para melhorar a qualidade da terra, que é muito arenosa aqui na região. Discutimos sobre o que tem de novo no mercado, estamos sempre trocando ideias”.

Na visão do produtor, esse tipo de assistência é muito importante, porque traz mais conhecimento para o campo: “Os técnicos estão o tempo todo lidando com esse assunto, por isso, têm mais informações sobre as novas tecnologias. Eles visitam muitas propriedades e veem o que está dando certo. Além disso, uma assistência técnica desse tipo não sai barato. Na Coopatos, você tem o serviço de forma gratuita, basta entrar em contato e solicitar a visita”.

Todos esses serviços de assistência técnica dão mais segurança para o produtor tocar a sua atividade, na opinião do cooperado: “O mercado de leite é muito competitivo. Toda hora tem um laticínio na sua porta, querendo comprar o seu leite. Mas eu prefiro ficar na Coopatos, porque sei que aqui tenho acesso à assistência técnica agrícola, veterinária, em qualidade do leite, em nutrição animal. A gente não visa só o preço do leite, mas valoriza todo esse conjunto de serviços que tem o objetivo de nos ajudar a ser mais eficientes na nossa atividade”, finaliza Walter.

Veja Mais

Leite: Preço do UHT registra alta

Os valores do leite UHT registraram alta nos últimos dias, após oito semanas consecutivas de baixas. De acordo com dados do Cepea, de 22 a 2...

Queijo Parmesão Coopatos: 2º melhor do Brasil

A qualidade dos produtos da Coopatos é reconhecida nacionalmente. Gente que vem de longe a Patos de Minas não vai embora sem levar o doce de...

Cepea focará no preço líquido do leite

Buscando aperfeiçoar a metodologia, a pesquisa do leite ao produtor do Cepea passará a focar, a partir de 2020, o preço líquido negociado. A...