O projeto Intercooperação na Prática é promovido para fortalecer as cooperativas e promover a troca de boas práticas. Este é um novo formato de interação, lançado pelo Sistema Ocemg este ano, a partir da vivência com as cooperativas participantes do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e com destaque no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão. Até o momento já foram realizados cinco encontros do Projeto e até o final do ano estão programados outros oito.
Na última quarta-feira, dia 04 de agosto de 2022, a COOPATOS esteve presente na sede do Sicoob Copermec na cidade de Cláudio/MG, além dela outras cinco cooperativas mineiras compareceram para um momento de intercooperação, sendo elas: Sicoob Crediluz, Sicoob Credibom, Sicoob Credisg, Sicoob Coopjus e Sicoob Coopacredi.
O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, destaca que “a intercooperação é nosso diferencial, é um valor que une e que nos faz destacar no mercado competitivo. Trabalhar em conjunto, fortalecer uma a outra, buscar exemplos de boas práticas de gestão e governança são elementos essenciais desta iniciativa, que é uma proposta que busca compartilhar o que cada cooperativa tem e faz de melhor.